Projeto Horta no Lar fortalece os vínculos entre participantes do Girassol e a comunidade

Projeto Horta no Lar fortalece os vínculos entre participantes do Girassol e a comunidade

“Horta no Lar” é o nome da atividade que a equipe de educadores do Projeto Girassol está desenvolvendo ao longo de 2023.

A atividade foi implantada a partir da verificação da necessidade de ações que fortaleçam a convivência e os vínculos sociais de famílias que moram no território de ação do Projeto Girassol, unidade social do Centro Espírita Amor e Caridade localizada no Núcleo Fortunato Rocha Lima.

“O cultivo de hortaliças tem grande relevância na segurança alimentar das famílias e pode ser um trabalho prazeroso e de baixo custo, se conduzido dentro das melhores práticas e técnicas ensinadas pelos profissionais dessa área. Foi isso que motivou a implantação da atividade”, explica Mauricio Moura, coordenador do Projeto Girassol.

A primeira etapa da atividade é a instrução realizada pelos educadores às crianças e aos adolescentes usuários do Projeto Girassol sobre horta e cuidados básicos.

A etapa seguinte é a prática de desenvolvimento e cultivo de mudas das principais hortaliças conhecidas na região e, depois, sua oferta aos moradores em visitas previamente organizadas.

“Nessas visitas, nossas crianças e nossos educadores orientam sobre o cultivo correto de cada tipo de planta. É um trabalho que traz muita satisfação aos envolvidos”, afirma Mauricio.

Atualmente, o “Horta no Lar” atende 25 famílias, as quais aderiram bem à proposta, de acordo com o

coordenador do Girassol. “Sem dúvidas, essa atividade tem contribuído para fortalecer o vínculo comunitário e levantar as necessidades do território”, analisa Mauricio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *