Projeto Girassol atua na prevenção contra a dengue

Projeto Girassol atua na prevenção contra a dengue

O Dia D de Combate à Dengue, realizado no município de Bauru, contou neste ano com a participação das crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Girassol, mantido pelo Centro Espírita Amor e Caridade no Núcleo Fortunato Rocha Lima.

A ação, realizada no dia 17 de novembro e coordenada pelas educadores Thaíse Alves da Silva e Joalda Priscila da Silva, contou este ano, mais uma vez, com a atuação de 28 educandos e foi realizada nas imediações do projeto, junto aos moradores.

A atividade teve por objetivo orientar a respeito da prevenção dos focos do mosquito Aedes aegypti, evitando a proliferação desse vetor.

Para tanto, as crianças e adolescentes, munidos de luvas, sacos plásticos e outros equipamentos percorreram o bairro recolhendo recipientes que poderiam acumular água, evitando, assim, que o mosquito deposite seus ovos.

Os educandos também orientaram os moradores a tampar latas, pneus, potes e garrafas, para levá-los aos Ecopontos, e ainda verificar os vasos de plantas, calhas, caixas d’água, ralos, bem como manter quintais, calçadas e terrenos limpos.

Para as educadoras do Girassol, a ação, além de incentivar as crianças e adolescentes sobre a importância da participação de todos no combate à dengue, demonstra que todos podem fazer toda diferença para diminuir os casos de dengue.

De janeiro até 19 de setembro deste ano, de acordo com dados do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, o município totalizava 14.162 casos autóctones de dengue, ou seja, adquiridos na cidade, e 20 casos importados. Desse total, 13 evoluíram para óbito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *