O calendário do mês de junho foi repleto de atividades no Projeto Girassol.
A bem da verdade, as atividades de Junho se iniciaram na noite de 28 de maio, quando a equipe de educadores, psicóloga e assistente social, com a presença da comunidade, desenvolveram na pracinha adjacente ao Projeto, o “Cinema na Praça”.
Nessa atividade, foi exibido um vídeo comemorativo ao aniversário de 24 anos de funcionamento do Girassol, ocorrido naquela semana e, a apresentação de um filme infantil devidamente selecionado, visando a interação e socialização da comunidade, que compareceu trazendo suas cadeiras e bancos. Também foram oferecidos, pipocas e refrigerantes aos que estiveram presentes. Ao final do evento, comunidade e equipe unidas, promoveram a limpeza do local, recolhendo todo o descarte gerado.
Logo nos primeiros dias de junho iniciou-se uma inovadora atividade denominada “Quem cuida de quem cuida?”, onde uma das parceiras do projeto: Maria Amélia Theodoro, conhecida por sua atividade no ensino do Handebol, juntamente com a equipe de educadores, considerando todos os desafios que mães e responsáveis vem enfrentando durante a pandemia e pensando em proporcionar momentos de auto cuidado e bem estar, disponibilizou-se um horário com treino funcional para cuidar da saúde física e mental das famílias ligadas ao projeto, que foi muito bem aceito por todos.
Na data de 05 de Junho, com atividades destinadas a conscientizar crianças e adolescentes sobre o “pensar, reaproveitar e reciclar”, a equipe de educadores desenvolveu a comemoração do “Dia Mundial do Meio Ambiente”, uma data designada a repensar a forma como as pessoas se relacionam com a natureza e consumem alguns alimentos.
A data de 07 de junho foi especial, pois reiniciaram os atendimentos presenciais de crianças e adolescentes do Projeto. Segundo a equipe tudo foi preparado com muito carinho e responsabilidade seguindo todos os protocolos de biossegurança para garantir a saúde de todos, funcionários, crianças, adolescentes e familiares.
A Confecção de máscaras e orientação sobre prevenção contra o Corona vírus, além da entrega de materiais de proteção individual como garrafinhas para agua, porta-máscara e tubinhos com álcool gel (todos recebidos como doações de parceiros), foi a tônica das atividades nessa primeira semana.
Como parte da rede de proteção o Projeto Girassol é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e, integra as mobilizações do Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, instituído pela ONU ao calendário de Combate e erradicação ao trabalho infantil, comemorado no dia 12 de junho.
Assim, foram elaboradas e desenvolvidas pelos educadores, atividades destinadas ao esclarecimento e conscientização, principalmente porque impactados pela crise socioeconômica, imposta pela pandemia do COVID-19, segundo eles, há fortes evidências do crescimento do trabalho infantil em todos os segmentos da sociedade.
Na sexta-feira 18 de Junho, a equipe do Projeto recebeu as crianças e adolescentes para mais um “Arraiá Delivery”. Na oportunidade, foram executadas músicas típicas dessa festividade, atividades artísticas e decorativas para adequar o espaço físico com enfeites e bandeirinhas. Ainda, durante a semana, apresentaram e dialogaram sobre a cultura nordestina e suas danças típicas. Encerram a semana com a entrega dos kits juninos permitindo que as crianças que não optaram pelo atendimento presencial também fossem privilegiadas com a retirada dos kits com guloseimas e a participação das atividades.
A metodologia de trabalho do Projeto Girassol, privilegia por exemplo, atividades de musicalização como: rodas rítmicas com movimentos que desenvolvem a lateralidade a noção de espaço e tempo além de proporcionar momentos de convívio e socialização, que consideram extremamente importantes no pós-pandemia. Também, a contação de estórias e o trabalho com pintura em aquarela, segundo os educadores, visa ativar a criatividade, a imaginação, e alimentar a alma das crianças com imagens positivas e que tragam alegria. Assim, apesar do momento de restrições a equipe do Projeto Girassol acredita que se possa viver, aprender e continuar aprendendo novas maneiras de convivência sempre buscando a valorização e o progresso de cada indivíduo.