As crianças e os adolescentes assistidos pelo Projeto Girassol participaram no mês de setembro de uma Feira das Profissões e de uma assembleia.
A visita à feira, organizada pelo Centro Universitário do Sagrado Coração (UNISAGRADO), foi realizada com o grupo de responsabilidade social e teve como objetivo contribuir para que os adolescentes refletissem sobre o futuro profissional e o estilo de vida que desejam adotar.
“Ter o contato com profissões diferentes é uma forma de se começar a pensar sobre uma perspectiva maior de vida, com novas possibilidades, permitindo que a gente se torne protagonista do próprio destino”, avalia Lorena Eugênio dos Santos, 14 anos, participante da atividade no UNISAGRADO.
Outra iniciativa para estimular o protagonismo, desta vez infanto-juvenil, foi a participação na assembleia mensal do projeto.
Por meio da participação coletiva, a assembleia envolve as crianças e os adolescentes no processo de decisórios e na formação de suas identidades no coletivo.
“Essa é uma forma de estimular o diálogo, a negociação e a busca por soluções coletivas para conflitos enfrentados no Serviço”, explica Kauã Henrique da Silva Camargo Severino, 14 anos, que participou ativamente da assembleia.
O Projeto Girassol está sediado no Núcleo Fortunato Rocha Lima e é mantido pelo CEAC em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Bauru.