Com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço e atendimento, o Projeto Girassol tem realizado capacitações constantes, a fim de promover o desenvolvimento dos colaboradores e despertar o interesse pela participação nas atividades que envolvem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, bem como realizar uma maior integração da equipe.
Além da qualificação técnica, promovem um melhor entendimento do chamado escopo organizacional, composto por Missão, Visão e Valores que fundamentam o Projeto. Dessa maneira, as capacitações sempre procuram envolver todos os profissionais que participam e colaboram no trabalho diário com as crianças e adolescentes.
Dentre as capacitações realizadas nas ultimas semanas, merece destaque a criação e confecção dos trabalhos manuais.
O Trabalho manual, com suas técnicas tradicionais, ajuda a nos perceber como grupo social interconectado e enraizado em nossa própria história e cultura.
A criança precisa conhecer não só as relações e leis da natureza, mas também a si mesma, ou seja, ela deve introduzir-se passo a passo na sua corporalidade e no grande corpo que pode-se chamar de humanidade. O brincar de bonecas permite a criança familiarizar-se com as relações sociais. Mesmo quando sua própria família apresentar algumas particularidades, na brincadeira vivencia-se a totalidade desta, podendo formar a família que desejar.
O bordado livre tem sua finalidade no resgate cultural, é eficiente na concentração acalma, inspira, desenvolve a coordenação motora fina e o senso estético.
Muitas vezes as crianças levam os trabalhos para mostrar aos funcionários, orgulhosas com o resultado de seu esforço, esse tipo de integração faz com que todos da equipe valorizem e entendam o significado e a importância de todas as atividades desenvolvidas no projeto.